Prêmio destaque do Esporte do ano de 2013 - Santa Cruz do Sul - RS
     Rádio Gazeta está na sua 2ª edição do Prêmio Destaques do Esporte, Os Melhores do Ano 2013 e neste ano em especial incluiu a modalidade Orientação. Este evento é promovido pela Rádio Gazeta AM e pela Gazeta Grupo de Comunicações, e destina-se a homenagear os melhores esportistas de Santa Cruz em 2013.
      A participação dos atletas se deu por meio da indicação dos dirigentes de clubes aos atletas de ambos os sexos, em qualquer faixa etária.
      Os Dirigentes do COSC optaram por dois atletas sendo eles:
      Feminino - Leda Rejane Dias Siqueira
      Masculino - Guilherme Weiss Niedermayer
      No dia 22 de novembro eles receberam o Prêmio Destaque do Esporte no ano de 2013, em um Jantar com muita alegria e satisfação, sendo um reconhecimento muito oportuno para o nosso Esporte Orientação e prestada aos atletas.



 
 
 

Atletas das Forças Armadas participam do Campeonato Mundial de Orientação na Suécia
     Atletas das forças armadas estiveram na última semana representando o Brasil no 46º Wold Military Orienteering Championship realizado em Eksjö – Sweden.
      O 1º Ten. Renato Cavalcanti Ferreira que serve atualmente no 7º Batalhão de Infantaria Blindado – 7º BIB e atleta do Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul – COSC, esteve em sua primeira participação no campeonato mundial.
      Segundo Renato, o terreno por ser bem diferente dos praticados no Brasil exigia também treinamento prévio neste ambiente.
      Mesmo com todas as dificuldades, os atletas brasileiros vêm conquistando bons resultados e melhorando a posição do país no cenário da Orientação a cada ano.
      Esta experiência que Renato vivenciou, poderá agora ser utilizada para melhorias na prática da orientação, seja em treinamentos, organização de eventos, mapeamento por exemplo. Ainda, poderá contribuir com os atletas mais jovens e com pouca experiência, que certamente aprenderão muito com os dizeres, exemplos e histórias que Renato poderá contar. PARABÉNS Renato Cavalcanti Ferreira, atleta do Clube de Orientação de Santa Cruz-COSC, que vem se destacando cada vez mais!!!


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Campeonato Europeu de Orientação 2012 - 14 a 20 de maio
       Dalarna, o coração sueco dos esportistas, receberá os melhores orientistas do mundo e você poderá conhecer o mesmo terreno que desafiará os atletas internacionais. Um campeonato para todos os entusiastas do esporte que amam desafios, novas experiências e festividades.


 
            Annika Billstam (Suécia) e Thierry Gueorgiou (França) são presenças garantidas na etapa.

Produção de TV ao vivo no Campeonato Europeu de Orientação 2012
       O Campeonato Europeu de Orientação 2012 será realizado em Dalarna (Falun-Mora), Suécia, durante os dias 14 e 20 de maio. A empresa de radiodifusão sueca, a SVT, vai transmitir os percursos médio, sprint, e ainda uma reapresentação ao vivo, através de seu site, com comentários no local. A Federação Sueca de Orientação também está oferecendo as mesmas três produções para a possível transmissão no exterior também ao vivo. Em 2011 a equipe de produção da SVT elogiou a cobertura da terceira etapa da Copa do Mundo realizada em Liberec, República Tcheca.


Santa-cruzenses em destaque na primeira etapa do Brasileiro de Orientação
       Ocorreu no último final de semana na cidade de Guaraniaçu no Paraná, a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Orientação (CamBOr), onde o município de Santa Cruz esteve muito bem representado por 10 atletas, pertencentes ao COSC (Clube de Orientação de Santa Cruz). Orientação é um esporte em que o praticante deve passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com auxílio de um mapa e uma bússola.
        A etapa de abertura do Brasileiro de Orientação ficou a cargo da Federação Paranaense de Orientação (FPO) e do Cobra Clube de Orientação de Cascavel,PR. O evento teve a participação de mais de 400 atletas do todo território brasileiro e participação de atletas do Uruguai, Argentina e Chile.
        O Clube de Orientação de Santa Cruz (COSC) conseguiu grandes resultados, mostrando mais uma vez que nosso município está entre os mais grandiosos desse esporte. O nível técnico do evento estava muito alto, com atletas da seleção brasileira e militar. Confira abaixo os atletas do COSC que estiveram presentes e suas respectivas colocações na etapa:

       Atletas em Destaque:
       Thiago Costa Mendes    H21E   21º  Colocação
       Eldemar Lucas    H21E   22º  Colocação
       Cleber Konzen    H21A   19º Colocação
       Valmor Niedermayer   H35A   1º Colocação
       Edivam Régis Kammler   H40A   3º Colocação
       Altair José Palgiarini    H45B    8º Colocação
       José Roni dos Santos    H50A   1º Colocação
       Jamir A. Siqueira   H50A   14º Colocação
       Sérgio Luis Gobi   H50B   1º Colocação
       Rejane Dias Siqueira  D45B   2º Colocação


 
Largada do revezamento. (1ª etapa CamBOr 2012) - Guaraniaçu, PR.

       A segunda etapa ocorre de 22 a 24 de junho em Teresópolis de Goiás-GO a cargo da Federação de Orientação de Goias (FOG), do Clube de Orientação Cerrado (COCER) e do Clube de Orientação Ribeirão João Leite (CORJL), sempre com a supervisão da Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

COSC APRESENTA SUA NOVA DIRETORIA (Gestão 2014-2015)
       Aos vinte e três dias do mês de janeiro do ano de dois mil e quatorze, às vinte horas e trinta minutos, em única chamada, em local sito na sede do Clube (COSC), em Santa Cruz do Sul-RS, reuniram-se os associados do Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul (COSC), conforme publicado no edital do dia vinte e um de dezembro de 2013.

Composição Nova Diretoria:
 Presidente Emmanuel Teixeira Ferreira
 Vice-presidente José Roni dos Santos
 1º  Tesoureiro Edsandro Ellwanger Beck
 2º  Tesoureiro Mizael Dornelles
 1º  Secretário Diovani de Vargas
 2º  Secretário Diego dos Santos Fonseca
 Diretor  Técnico José Anilton Olivera Henning
 Diretor  de  Patrimônio Renato Cavalcanti Ferreira
 Diretora  de  Marketing Greici Genro Ferreira
 
 
Dá esq.p/dir- William, Edsandro, Francielo, Rejane, Letícia, Aline, Rodrigo, Charles.

ATLETAS SANTA-CRUZENSES CONQUISTAM TÍTULO ESTADUAL DE ORIENTAÇÃO
       A Confederação Brasileira de Orientação(CBO), a Federação Gaúcha de Orientação(FGO) e o Clube de Orientação de Santa Maria (COSM) receberam mais de 300 atletas de todo território gaúcho para a disputa da 7ª e última etapa do IXX Campeonato Gaúcho de Orientação realizada em Santa Maria, no último domingo.
        Os percursos ocorreram na localidade de São Valentim, numa área de reflorestamento sem esquecer-se da mata nativa, trilhas, bosques, estradas, linhas d’água e campos. Santa Cruz do Sul esteve representado por 37 atletas, todos integrantes do Clube de Orientação de Santa Cruz (COSC). Os competidores obtiveram um grande desempenho, subindo ao pódio em diversas categorias e conseqüentemente alguns se sagraram campeões do estado na modalidade.

       Campeões e categorias:
       Leticia Casarin    D21A
       Rejane Siqueira    D45B
       Guilherme Neidermayer    H12N
       Emanuel Ferreira    H21N
       Volmir Niedermayer    H40B
       José Roni    H45A
       Sérgio Gob    H45A

       Os percursos ocorreram na localidade de São Valentim, numa área de reflorestamento sem esquecer-se da mata nativa, trilhas, bosques, estradas, linhas d’água e campos. Santa Cruz do Sul esteve representado por 37 atletas, todos integrantes do Clube de Orientação de Santa Cruz (COSC). Os competidores obtiveram um grande desempenho, subindo ao pódio em diversas categorias e conseqüentemente alguns se sagraram campeões do estado na modalidade.
 
 

Orientação foi tema de encontro em Sinimbú,RS. Clube de Orientação de Santa Cruz esteve presente no evento.
 
 

SANTA-CRUZENSES CAMPEÕES BRASILEIRO DE ORIENTAÇÃO
       A Confederação Brasileira de Orientação (CBO), a Federação de Orientação de Goiás (FOG), receberam mais de 400 atletas de todo território brasileiro para a disputa da 3ª Etapa do XIII Campeonato Brasileiro de Orientação realizada em Caldas Novas, Goiás, no período de 20 a 23 de outubro de 2011, em comemoração ao centenário da cidade.
       Os percursos ocorreram em meio à vegetação típica da região, trilhas, bosques, estradas, linhas d’água e campos. Santa Cruz do Sul esteve representado por 5 atletas, todos integrantes do Clube de Orientação de Santa Cruz (COSC). Os competidores obtiveram um grande desempenho, subindo ao pódio em diversas categorias.
       Na categoria H45B, Altair Palgiarini chegou na quinta colocação; Na categoria H50A, Jamir Siqueira alcançou o 10º lugar. Destaque para os atletas José Roni, Valmor Niedermayer e Rejane Siqueira que além de conseguirem as colocações de 3º, 2º e 1º lugares respectivamente, também obtiveram, com a soma das etapas anteriores, resultados ainda melhores no final do Campeonato. José Roni e Rajane Siqueria sagraram-se Campeões Brasileiro em suas categorias e Valmor Niedermayer vice-campeão brasileiro.
       Conforme José Roni dos Santos - Presidente do Clube de Orientação de Santa Cruz - "Os resultados alcançados mais uma vez confirmam a força que Santa Cruz do Sul, através do COSC, possui no esporte de Orientação”.
 
 

RESULTADO FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE ORIENTAÇÃO – COPA UNISC
      Chegou a fim o 4º Campeonato Municipal de Orientação – Copa UNISC. Durant todo o ano de 2011 foram realizadas três etapas, onde mais de 300 competidores estiveram presentes. Atletas de diversas cidades do estado e para aumentar o nível da competição participaram atletas da Seleção Brasileira de Orientação. Com a participação de mais de 100 atletas, ocorreu no último sábado a terceira e final etapa do Campeonato Municipal de Orientação – Copa UNISC, no Parque de eventos em Santa Cruz do Sul.
      Numa tarde de tempo encoberto, os atletas partiram com seu mapa e bússola na mão, em meio a estradas, trilhas, matas, bosques, campos, lavouras, riachos, na tentativa de encontrar seus postos de controle. O terreno pesado dificultou a progressão dos atletas, mas ao final da etapa todos conseguiram atingir seus objetivos durante os percursos. Nas mais diversas categorias envolvidas no evento, destaque para a categoria Elite.
      Com a soma da pontuação das três etapas, o atleta Franciello Dalla Costa, do Clube de Orientação de Santa Cruz, conquistou o título de campeão municipal na categoria mais almejada pelos participantes (H 21-Elite). Em segundo lugar ficou o atleta Fernando Steffen (COSC), seguido de Luiz de Moura (3 GAAAE).
      Já na categoria Elite feminina, sagrou-se campeã a atleta Francieli Chiles, do Clube de Orientação da Fronteira – COFRON, seguida de Aline Mota (COSC) e Rita Prochnow (NATURA CO).

      H 21 Elite:
1
FRANCIELLO DALLA COSTA
H 21 E COSC
2
FERNANDO STEFFEN
H 21 E COSC
3
LUIZ MIGUEL LEITE DE MOURA
H 21 E  3 GAAAE

      D 21 Elite:
1
FRANCIELI DE SIQUEIRA CHILE
D 21 E COFRON
2
ALINE STRIECDEK MOTA
D 21 E COSC
3
LUIZ MIGUEL LEITE DE MOURA
D 21 E  NATURA CO

 
 

      A diretoria do COSC agradece a todos os atletas participantes, à UNISC por ter patrocinado mais este grande evento do esporte municipal e a todos que auxiliaram na realização do campeonato. Desde já convidamos a todos para participarem do 1º Campeonato Sprint de Orientação de Santa Cruz do Sul, a ser realizado em 2012.

Clube de Orientação de Santa Cruz – COSC
realiza entrega de alimentos ao Centro Social Gideões de Santa Cruz do Sul
       Pensando na solidariedade e humanização, o Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul – COSC esteve dia 18 entregando diversos quilos de alimentos não perecíveis para o Centro Social Gideões de Santa Cruz do Sul. Os alimentos foram arrecadados durante a 2ª e 3ª etapa do Campeonato Municipal de Orientação que ocorreu nos meses de setembro e outubro. A entrega dos alimentos foi realizada pelo Presidente do COSC – José Roni dos Santos – a coordenadora dado Centro Social Gideões, na presença do Vice-presidente da Federação Gaúcha de Orientação, Jamir Siqueira e sua esposa Rejane (ambos atletas do COSC). Para o presidente do COSC –José Roni dos Santos- “contribuir com entidades sociais do município de Santa Cruz que lutam por melhores condições de vida da população é sempre gratificante e importante prestar esse auxílio”.
 
 

Campeonato Gaúcho de Orientação – V etapa – Ijuí - RS
       Com a missão de conquistar grandes resultados e também divulgar a 27ª edição da Oktoberfest, o curso de Iniciação ao Esporte Orientação e a 3ª etapa do Municipal que acontecem no mês de outubro, o Clube de Orientação de Santa Cruz – COSC – esteve no último domingo na cidade de Ijuí para a disputa da 5ª etapa do Campeonato Gaúcho de Orientação.
       Estiveram presentes no evento mais de 170 atletas, dentre eles, os que representaram a Seleção Brasileira de Orientação nos Jogos Mundiais Militares no Rio de Janeiro em 2011. Em Ijuí, o COSC alcançou resultados importantes para que seus atletas continuem na briga pelo título do estadual de Orientação.
       Foram conquistados pelo COSC: 5 primeiros, 4 segundos e 3 terceiros lugares. Para obter esses resultados os atletas tiveram que percorrer áreas de cultivo, mata nativa, trilhas, estradas, linhas d’água e um relevo bastante acentuado com auxílio de um mapa e de uma bússola. Agora os atletas do COSC seguem seus treinamentos para a 3ª etapa do Municipal (Santa Cruz do Sul), a 6ª etapa do Gaúcho (Cachoeira do Sul) e a 3ª etapa do Brasileiro (Caldas Novas,GO).
 
 

COSC na mídia - Comemoração dos 11 anos
 
 

Atletas do Clube de Orientação de Santa Cruz – COSC, se destacam em Santa Maria
       No último domingo (07) ocorreu a 3ª etapa do Campeonato Municipal de Corrida de Orientação em Santa Maria, RS e 3 atletas do COSC estiveram presentes no evento conquistando grandes resultados.
      Na categoria H12N, Guilherme Weiss Niedermayer conquistou o segundo lugar. Já na categoria H21B, o atleta Rodrigo Muradás alcançou a terceira colocação dentre os 38 inscritos na categoria e por fim, Volmir Niedermayer, pai do Guilherme, chegou na terceira posição na categoria H35B. O resultado foi excelente segundo o trio de altetas do COSC. Foi um bom treino para a etapa do Campeonato Gaúcho que acontecerá dia 21 deste mês em Santa Rosa.
 
 
 

Clube de Orientação de Santa Cruz – COSC - Realiza entrega de agasalhos à Defesa Civil do município
       Na expectativa de contribuir com as famílias do município de Santa Cruz que passam por condições difíceis em relação à baixa temperatura e ao alto índice de chuva que vem ocorrendo nessa época do ano, o Clube de Orientação de Santa Cruz – COSC esteve no dia de hoje (03/08) em frente a sua sede, no Parque da Oktoberfest, entregando à Defesa Civil cerca de 200 peças de roupas arrecadadas durante a 1ª etapa do Campeonato Municipal de Orientação realizada no sábado (30/07) no Parque de Eventos da cidade.
       A entrega dos agasalhos foi realizada pelo Presidente do COSC – José Roni dos Santos – ao Coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz – José Ipê da Silva – na presença de atletas do Clube de Orientação e agentes da Defesa Civil. Essa é mais uma pequena, porém importante, contribuição que o COSC presta à população santa-cruzense na tentativa de minimizar a dificuldade que as famílias estão passando devido às situações que ocorrem neste rigoroso e chuvoso inverno Gaúcho. Conforme José Roni dos Santos, Presidente do COSC, “é inevitável não se comover com a situação que diversos grupos familiares se encontram nesse momento”. Ele ainda agradece a todos os atletas que fizeram as doações durante a etapa de abertura do Municipal de Orientação.
 
 
 



Brasil conquista bronze inédito na prova de revezamento da orientação
       No último dia de competição, equipe feminina brasileira sobe ao pódio pela primeira vez na história da modalidade, comum nos países nórdicos.

       REVEZAMENTO FEMININO

       A equipe brasileira, formada por Mirian Pasturiza, Tânia Carvalho e Wilma Sousa, completou a prova de orientação por equipes em 2h07m56s e conquistou a medalha de bronze no último dia da competição, na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica, no Rio de Janeiro. A Estônia levou o ouro (1h50m27s), e a Lituânia completou o pódio (1h56m48s).

 
       Momento histórico para a Orientação Militar Brasileira – 3º lugar (Revezamento)

       REVEZAMENTO MASCULINO

       Na prova masculina, o conjunto brasileiro, formado por Juscelino Karnikowski, Vanderlei Bortoli e Leandro Pasturiza, terminou na décima posição, com a marca de 2h15m23s. A Polônia conquistou o ouro e terminou o percurso em 2h02m36s. Suíça e Estônia completaram o pódio, com 2h03m04s e 2h03m07s, respectivamente.

 

Orientação dos Jogos Rio 2011 distribuiu quatro ouros nesta quarta-feira
       Áustria, Lituânia, Polônia e Suíça ficaram com as medalhas de ouro da Orientação desta quarta-feira, 20, nas provas de percurso longo feminino e masculino e equipes femininas e masculinas. O resultado por equipes levou em consideração o desempenho dos quatro melhores atletas no masculino e das três melhores no feminino nos percursos médio (disputado na terça) e longo (desta quarta).
       No percurso longo masculino, a medalha de ouro individual ficou com o militar austríaco Gernot Kerschbaumer, que precisou de 56m44s para passar pelos pontos de controle marcados no mapa da prova. O polonês Wojciech Kowalski ficou em segundo lugar com tempo de 58m08. O atleta militar da Suíça Raffael Huber (58m33s) completou o pódio. O brasileiro com o melhor desempenho no percurso longo foi o Sgt Leandro Paturiza, que terminou a prova empatado com o militar Jonas Juveli. Eles fizeram o percurso em 1h05m10s.
       No geral por equipes, os quatro melhores atletas da Suíça nos percursos médio e longo somaram um total de 5h37m49s de seus tempos. A Polônia ficou com a prata por equipes com 5h53m24s. A Lituânia completou o pódio com 5h57m14s. O Brasil terminou em 7º lugar.
       No percurso longo feminino, a atleta militar da Lituânia Sandra Pauzaite subiu ao lugar mais alto do pódio com tempo de 48m48s. A militar polonesa Hanna Wisniewska que terminou o percurso em 49m06 ficou com a prata e a Sd Aija Skrastina, da Letônia, completou o pódio com tempo de 49m36. “Achei que a prova exigiu muito da parte física dos atletas. Na segunda parte, especialmente, o percurso foi mais técnico e, portanto, mais difícil. Mesmo assim, consegui me superar”, disse a vencedora da prova individual feminina.
       No resultado geral por equipes feminino, melhor para as polonesas. Os três melhores tempos somados totalizaram 3h52m27s. Em segundo lugar ficou a Estônia, com total de 4h05m16s. A equipe brasileira terminou em quinto lugar. Sexta-feira, 22, será dia dos revezamentos masculino e feminino, em Seropédica. A prova começa às 9h.
 
 
       No geral por equipes, os quatro melhores atletas da Suíça nos percursos médio e longo somaram um total de 5h37m49s de seus tempos.

 
       Atletas da Seleção Brasileira Militar de Orientação nos percurso longo nos jogos Mundiais Militares 2011.


Lituânia e Letônia ficam com os primeiros ouros da Orientação dos Jogos Rio 2011
       Na prova feminina, a Sd Aija Skrastina, da Letônia, terminou o percurso no menor tempo (23m43s) e subiu ao lugar mais alto do pódio.
       Foram disputadas nesta terça-feira, 19, as provas de percurso curto masculino e feminino da Orientação dos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011, no Campo de Instrução de Avelar, em Paty do Alferes, região serrana do Rio de Janeiro. As medalhas de ouro das provas ficaram com atletas militares da Lituânia e Letônia, respectivamente.
       No percurso curto masculino, o militar Simonas Krepsta, da Lituânia, ficou com o ouro, após terminar a prova em 24m13s. O atleta Gernot Kerschbaumer, da Áustria, fez o mesmo percurso em 24m38s e o militar suíço Andreas Kyburz, precisou de 14 segundos a mais que o segundo colocado para terminar a prova, ficando com o bronze. O Sd Sidnaldo Sousa foi o melhor entre os brasileiros. Jovem revelação da modalidade, com apenas 20 anos, ele terminou a prova na 20ª colocação.
       Na prova feminina, a Sd Aija Skrastina, da Letônia, terminou o percurso no menor tempo (23m43s) e subiu ao lugar mais alto do pódio. A militar polonesa Daria Lajn, ficou em segundo lugar, com uma diferença de apenas um segundo a mais que a letoniana. A militar da Estônia, Annika Rihma, ficou em terceiro após terminar a prova em 25m39s. A brasileira com a melhor colocação foi a Cb Mirian Pasturiza. Ela terminou o percurso em 29m14s e ficou em 14º lugar na prova.

 

Entrevista de Jamir Antônio Abib Siqueira
       Relato de Jamir Antônio Abib Siqueira, Sub-Tenente do Exército Brasileiro, atleta do Clube de Orientação de Santa Cruz-COSC, que estará trabalhando na apuração dos resultados do esporte de Orientação dos Jogos Mundiais Militares 2011 no Rio de janeiro.
       Como foi o processo de escolha para trabalhar nos jogos?
       Siqueira: O processo ocorreu em 4 etapas:
       1ª etapa: indicação;
       2ª etapa: convite da comissão organizadora dos jogos;
       3ª etapa: seleção;
       4ª etapa: a convocação propriamente dita.
       Sua experiência no Esporte de Orientação?
       Siqueira: Acredito que a minha experiência na área do esporte Orientação, se dá através da participação como atleta, mas principalmente como integrante das equipes de montagem e organização de eventos de cunho militar. Nos últimos anos o 7º BIB, Regimento Gomes Carneiro, com apoio do Comando do Batalhão e em parceria com o COSC, tem se destacado na organização destes eventos no âmbito do CMS, Comando Militar do Sul. A nível Regional, como atleta do COSC , Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul, tivemos a oportunidade e a experiência de integrar as equipes na execução de várias etapas do CGO, Campeonato Gaúcho de Orientação. A nível nacional, etapas do CAMBOR, Campeonato Brasileiro de Orientação e até mesmo de nível internacional, em que o COSC, organizou em 2007 o Campeonato Sul Americano de Orientação e em 2009 a Copa dos Países Latinos.
       Qual sua expectativa em relação aos jogos Mundiais Militares? O que poderá acrescentar em sua carreira profissional?
       Siqueira: Espero que os Jogos Mundiais Militares, Os Jogos da Paz, em primeiro lugar traga uma grande integração, camaradagem e amizade entre os atletas, pois contamos com a presença de seis mil atletas de 110 países. Os Jogos Mundiais Militares ocorrem a cada quatro anos, sempre no ano anterior aos Jogos Olímpicos, como uma preparação para tal. Com a envergadura deste evento com certeza nos trará uma grande experiência, em todos os aspectos, tanto como atletas, mas principalmente como organização e execução, já que estaremos atuando principalmente nesta área.
       Os Jogos Mundiais Militares pode trazer algum benéfico para o Esporte de Orientação aqui no nosso país, já que são realizados no Rio de Janeiro?
       Siqueira: A CBO, Confederação Brasileira de Orientação, se candidatou para sediar o Campeonato Mundial de Orientação Máster, que ocorrerá em 2014. A região de Porto Alegre, a qual será a sede do evento, já foi inspecionada por um membro da IOF, Federação Internacional de Orientação, e agora aguarda uma decisão para o mês de outubro., com certeza com. A nossa atuação nos Jogos Mundiais Militares será fundamental para contribuir no resultado final quanto ao Mundial Máster de 2014. Caso o resultado da IOF seja positivo, a Orientação ganhará em muito, fazendo com que possamos elevar cada vez mais o nome do nosso País no cenário dos esportes, tanto com atletas que já aparecem em destaques nos rankings mundiais como também para sermos país sede destes grandes eventos.
       Pelo seu conhecimento na Orientação, quais são as reais chances da delegação brasileira durante os Jogos?
       Siqueira: As chances da equipe de Orientação do Brasil, são boas, apesar de disputarmos com os melhores do mundo, o Brasil, hoje já conta com vários atletas da categoria “elite” marcando presença no ranking mundial, e com certeza estão preparados para estes Jogos, além de estarem correndo em nosso solo.






Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul – COSC participa de feira de negócios visando a divulgação do Esporte de Orientação
 
       Para comemorar os dois anos de atuação do Brique da Praça, a Associação dos Expositores do Brique de Santa Cruz (Aebesc) preparou uma recheada programação no domingo do dia 10 de julho, durante todo o dia, na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul. Como atrativos, estiveram presentes os tradicionais e novos expositores artesanais, bem como a participação do Hospital Ana Nery, que realizou diversos exames preventivos, com a disponibilização de um consultório móvel. Juntamente ao evento aconteceu a 1ª Exposição do Clube do Bonsai e uma programação muito especial, promovida pelo Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul - COSC, que montou um pequeno percurso na praça para demonstração da Corrida de Orientação. O planejamento e a organização dos materiais expostos ficaram a cargo do Presidente do COSC – José Roni dos Santos e, do Diretor de Marketing – Rodrigo Muradás. Estiveram prestigiando o evento mais de 1000 visitantes da região dos Vales e da cidade de Santa Cruz do Sul, além de atletas do Clube de Orientação de Santa Cruz e do Clube de Orientação de Blumenau/SC.
       A avaliação feita pela diretoria do COSC em relação à participação do clube no evento foi muito positiva. Diversas pessoas demonstraram interesse no esporte, puderam conhecer a história do COSC, o trabalho que vem sendo feito muito antes de sua fundação, no ano 2000. Os visitantes tiveram acesso a uma pequena vivencia da Corrida de Orientação e, mesmo sem freqüentarem um curso de Iniciação no esporte, que é fundamental, conseguimos ver em suas expressões um ar de satisfação, de alegria em conhecer o Esporte de Orientação.

 

Orientação dos Jogos Rio 2011 terá atletas de 28 países

Orientação dos 5º Jogos Mundiais Militares terá 28 países participantes.
Criada nos países nórdicos há mais de 100 anos, a Orientação é uma modalidade de esporte que usa a natureza como campo de jogo. O objetivo do praticante é passar por pontos de controle marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e uma bússola.
       Entre as habilidades exigidas estão: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomada rápida de decisões, corrida em terreno natural e controle da distância percorrida.
       Nos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM, a Orientação está subordinada à Gerência de Esportes Militares e a escolha do local de competição foi feita após estudo minucioso dos terrenos disponíveis para prática da modalidade, no estado do Rio de Janeiro. As provas serão realizadas ao longo de quatro dias em dois locais de competição. O evento modelo ocorrerá no dia 18, segunda-feira, no Centro de Instrução de Avelar, localizado no município de Paty do Alferes, cerca de 120 km do Rio de Janeiro.
       As provas de percurso curto e percurso longo também serão realizadas no CI Avelar, nos dias 19 e 20 de julho. O revezamento será disputado no dia 22, na Floresta Nacional Mário Xavier (FLONA), em Seropédica, aproximadamente 70 km da capital fluminense.

Orientação reunirá 209 atletas nos Jogos Rio 2011

       Estão confirmados para a competição de Orientação dos Jogos da Paz Rio 2011, 156 homens e 53 mulheres de 28 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Colômbia, Dinamarca, Equador, Emirados Árabes, Eslovênia, Estônia, Orientação dos Jogos Rio 2011 terá atletas de 28 países Finlândia, França, Indonésia, Iran, Irlanda, Jamaica, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia, Sérvia, Suécia, Suíça e Uruguai.
       No último Mundial Militar da modalidade, realizado em Kongsberg, na Noruega, a França venceu o revezamento masculino, enquanto as mulheres da Finlândia ficaram com o título do revezamento feminino. Nos resultados gerais por equipe, a Noruega levou a melhor na competição masculina e a Rússia na feminina.
       Entre os inscritos para os Jogos Rio 2011, alguns destaques são os atletas militares Aija Skrastina, campeã das competições de longa e média distância feminino em Kongsberg, e Martins Sirmais, 3º lugar na competição de longa distância masculina, ambos da Letônia. Além deles, o atleta militar polonês Wojciech Kowalski (2º lugar na competição de média distância masculina) e o suíço Andreas Kyburz (3º lugar na competição de média distância masculina) também estão inscritos. A militar da Lituânia Sandra Pauzaiteèi (3º lugar na competição de longa distância feminina) completa a lista dos que se destacaram no Mundial Militar de Orientação do ano passado.
Mapeamento do local de competição – Jogos Mundiais Militares 2011 – Orientação




WMOC 2011: MUNDIAL DE VETERANOS OCORRE EM PÉCS, NA HUNGRIA
       Entre os dias 1 e 9 de Julho, a cidade de Pécs, no sudoeste da Hungria, acolhe a 16ª edição do Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação Pedestre, WMOC 2011. Com o palco montado para perto de três mil e quinhentos veteranos do mundo inteiro, sendo um importante evento internacional.
       Situada a cerca de 200 quilômetros ao sul de Budapeste, junto à fronteira com a Croácia, Pécs foi fundada pelos romanos, há mais de dois mil anos, quando tinha o nome de Sophianae. A cidade tem uma história de conquistas e banimentos de povos e, entre as jóias do seu patrimônio cultural e artístico, conta-se um dos cemitérios mais antigos da Europa, do século IV a.C., com um mausoléu que faz parte da lista de imóveis classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. As igrejas, mesquitas e sinagogas foram uma prioridade de todos os povos que viveram em Pécs ao longo de dois mil anos. No século IX, Pécs era chamada de Quinque Basicalae, o que mostrava a importância que os romanos davam ao lugar, que tinha cinco igrejas, mais do que outras cidades localizadas na mesma região.
       Cidade cosmopolita, onde a maioria húngara coabita pacificamente com as minorias alemã, búlgara, grega, armênia, eslovena, ucraniana, eslovaca, sérvia e croata, Pécs tem cerca de 160 mil habitantes e foi Capital Europeia da Cultura em 2010. Nela se respira, um pouco à semelhança da capital, Budapeste, uma certa atmosfera do Império Austro-Húngaro, pontuada por uma sumptuosa arquitectura. A região ensolarada do Rio Danúbio é também um centro da produção de vinho e tem hoje o principal instituto de enopesquisa da Hungria.


3343 ATLETAS INSCRITOS
       Será precisamente em Pécs que, do dia 1º e até o sábado (9), estará acontecendo o XVI Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação Pedestre WMOC 2011. Numa altura em que a IOF – Federação Internacional de Orientação comemora 50 anos de existência, não deixa de ser relevante que um dos seus dez países fundadores, precisamente a Hungria, receba uma competição desta natureza. É que o WMOC é – todos o sabemos! - uma festa da Orientação, onde “menos novos e mais que menos novos” partilham um espaço e um tempo de comunhão em torno de ideais da maior nobreza, revisitando gloriosos momentos dum tempo passado, afirmando-os no presente e projetando-os no futuro.
       Para a Hungria, esta representa igualmente a oportunidade de receber, pela segunda vez na sua história, um evento maior de Orientação destinado aos escalões de Veteranos, depois de em 1990 se ter organizado em Körmend, a Taça do Mundo de Veteranos, competição que precedeu o Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação Pedestre. Orientistas do mundo inteiro voltam assim a responder à chamada e os dados estatísticos estão aí para comprová-lo. Ao todo, o número de inscritos é de 3343 atletas, em representação de 42 países dos cinco continentes. Uma vez mais, a Finlândia é o país que apresenta a maior comitiva – num total de 639 atletas – seguida da Suécia (488), Noruega (412), Rússia (308) e Hungria (209). No lado oposto, encontramos a Croácia com dois participantes apenas e a África do Sul e a Nova Caledônia com um solitário representante. O Brasil está representado com 6 atletas, todos homens. Os atletas serão distribuídos por 25 categorias de competição, dos H/D35 ao H95, sendo o finlandês Erkki Luntamo o menos jovem dos competidores, demonstrando aos 97 anos de idade muita vontade e paixão pelo esporte.
Foto do percurso – Mundial de Veteranos de Orientação 2011 - Hungria
Mapa do percurso final – distância longa – Mundial de Veteranos de Orientação 2011 - Hungria




Copa do Mundo de Orientação 2011
      Foi realizada de 16 a 25 de junho a primeira etapa da Copa do mundo de Orientação 2011- etapa Nórdica – o evento ocorreu em Porvoo, Finlandia; Göteborg, Suécia e Oslo, Noruega. Foram realizados três eventos:
– Sprint na Finlândia;
- Knock-Out sprint na Suécia;
- Perseguição (media distância) na Noruega;
Detalhes do percurso médio:
Logo no primeiro minuto de partida para o percurso médio, já havia quatro suíços: Daniel Hubmann, Matthias Kyburz, Matthias Merz and Matthias Müller. Logo em seguida, 1min05s após Hubmann, partiu o Norueguês Olav Lundanes, atual 3 colocado no mundial. Chegando ao quarto controle, Hubmann e Merz já estavam à frente do terceiro colocado cerca de 50s. Do ponto de controle 5 ao 18 foi usado um sistema de bifurcação e após esse trecho os dois ainda estavam liderando, cerca de 1min à frente de Lundanes e Hertner. No antepenúltimo ponto de controle, Hubmann e Merz se dividiram e com uma melhor rota, Daniel Hubmann conseguiu manter a liderança até o final da prova, conquistando assim o título de campeão do Circuito Nórdico de Orientação 2011. Merz chegou 7 segundos após Hubmann e Hertner finalmente bateu Lundanes na batalha pelo terceiro lugar.

No feminino, a finlandesa Merja Rantanem foi a primeira a partir. Maja Alm, da Dinamarca partiu 41 segundos após e, a Sueca Annika Billstam 47 segundos depois da finlandesa. Rantanem liderou até o controle 4, onde Billstam e Alm já estavam na sua cola. Após a seção de bifurcações, entre os controles 5 e 13, as três atletas continuavam na liderança, mas agora mais 5 atletas estavam se aproximando. Alm teve problemas no controle 14 e perdeu tempo até voltar para o percurso, logo, tornou-se evidente que a batalha final seria disputada entre 5 atletas: Rantanen, Billstam, Eliasson, Claesson e Alm. Esse grupo se separou já no caminho para o último controle e a escolha de excelentes rotas, fez Billstam manter a liderança até o final do percurso, sagrando-se campeã do Circuito Nórdico de Orientação 2011. Rantanen chegou 6 segundos após Billstam e Eliasson finalizou em terceiro. A próxima competição do Mundial de Orientação será em Savoie, França no mês de agosto.
Fonte: IOF – International Orienteering Federation – 25 de junho de 2011.

.: Copyright © 2008 - Todos os Direitos Reservados ao Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul - COSC. :.