Histórico do Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul:


      No dia 15 de Setembro de 2000, no quartel do 8º Batalhão de Infantaria Motorizado( atual 7º BIB), sito a rua Marechal Floriano, 1840, em Santa Cruz do Sul, RS, reuniram-se atletas praticantes de orientação, convidados e simpatizantes atendendo o convite da comissão provisória, para tratar dos seguintes aasuntos:
      1) Fundar um Clube de Orientação em Santa cruz do Sul-RS;
      2) Aprovar o Estatuto deste clube de orientação;
      3) Eleger e empossar a primeira diretoria deste clube.
      O Cmt do 8º BIMtz, o Sr Cel Wilson Pessoa da Silveira assumiu a presidência da mesa, como secretário José Orlando Gaspar Teixeira. Inicialmente o presidente da mesa usando da palavra ressaltou a necessidade de fundar um clube de orientação para divulgar e desenvolver esta modalidade desportiva na região de Santa Cruz do Sul.
      Em continuidade foi feita a leitura do Estatuto pelo Sr Valdemar Mancilhas, o qual foi aprovado por unanimidade.
      Foi apresentado pelo secretário uma chapa para compor a primeira diretoria executiva do clube, com os seguintes nomes: Presidente - José Anilton Oliveira Hennig; Vice-presidente - Irineu Luis Frantz; 1º Secretário- José Orlando Gaspar Teixeira; 2º Secretário- Emerson Aloir Muller; 1º Tesoureiro- Telmo Luis da Rosa; 2º Tesoureiro- Luis Carlos de Oliveira; 1º Relações Públicas- José Roni dos Santos; 2º Relações Públicas- Luis Leandro Grassel; Diretor de Patrimônio- Valmor Niedermayer; como conselheiros Valdemar Mancilhas, Sergio Luiz Gobi, Lívio Warken, Décio Luiz Hochscheidt. Após a leitura dos nomes a mesma foi eleita por aclamação.
      Em seguida, o presidente da mesa declarou que estava fundado o clube de orientação de Santa Cruz do Sul - COSC e empossada a diretoria. Estiveram também presentes na reunião o Sr José Otávio Franco Dornelles Presidente da Confederação Brasileira de Orientação, o Sr Elvandir de Vargas Presidente da Federação Gaúcha de Orientação e o Sr Valter Eloir da Costa Jaques Sub Diretor Técnico da Federação Gaúcha de Orientação.
      Alguns eventos realizados pelo COSC:
      - FAMÍLIA ORIENTADA (Colégio Santa Cruz - 2001);
      - I ENCONTRO REGIONAL DE ORIENTAÇÃO PARA CADEIRANTES ( 2002);
      - I ENCONTRO DE ORIENTISTAS DE SANTA CRUZ DO SUL ( 2006);
      - II ETAPA CGO 2006 (330 atletas);
      - PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE (limpeza de parques e plantio de árvores-2006);
      - I ETAPA CGO 2007 (351 atletas);
      - II ETAPA CGO 2007 (283 atletas);
      - DIA DA ÁRVORE (plantio de árvores na Av. Imigrante - 2007);
      - X CSO 2007 (483 atletas);
      - I ETAPA CMO (148 atletas);
      - II ETAPA CMO (153 atletas)

.: Copyright © 2008 - Todos os Direitos Reservados ao Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul - COSC. :.